Fregim é uma freguesia portuguesa do concelho de Amarante, com 10,37 km² de área e 2 836 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 273,5 hab./km².
Foi uma comenda da Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, ou, simplesmente, da Ordem de Malta, como é hoje mais conhecida esta antiquíssima Ordem Religiosa e Militar. Razão pela qual o brasão autárquico ostenta a cruz da Ordem de Malta em chefe[1].
Daqui também a razão pela qual a população de Fregim é conhecida por "Malteses". foi com este propósito que se criou a Associação Cultural e Desportiva "Os Malteses".
Do seu património arquitectónico inventariado consta a Igreja Matriz de Fregim (Sta Maria), Casa de Pousada (Visconde da Granja), Casa da Capela, Capela de S. Sebastião, Casa de S. Miguel, Casa da Mó, Casa da Laje, Casa da Cidreira, Capela de Quintã (S. Pedro), Casa da Obra, Ponte da Baia (CF), Casa de Guimarei, Casa da Pousada (D. Emília de Sousa) e Capela da Sra da Ajuda. [2] Do seu património arqueológico consta o Castro do Alto de S. Jorge.[3]
É atualmente uma das zonas mais industrializadas de Amarante, possuindo muitas indústrias como a Metalocardoso, Re-source, Metalurgia do Tâmega, Joriscastro, Serralharia Bertim, entre outras.
A nível cultural e de lazer possui um Complexo Desportivo: a RTA (piscinas interiores e exteriores) e campo de jogos. Existe também um Campo de Golfe considerado um dos melhores do país.